Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O futuro das bikes(?)

Conhecendo um blog chamado Lowtech Magazine, com o subtítulo de "dúvidas sobre tecnologia" cheio de duplos sentidos, vi um artigo que falava do conceito "Velomobile" ou "Ciclomóvel" numa adaptação mais aportuguesada e talvez menos charmosa.
Go-One 3, publicada na Lowtech Mag
A idéia é simples: pegue o conceito da bicicleta e adapte-o às necessidades da vida urbana do século XXI com uma carenagem super leve, faróis e sinalização de freio (às vezes) e um apoio pras subidas com motores a bateria elétrica.
Todo um paradoxo se descortina a partir daí: economia de combustível em relação a automóveis, mas ainda sem toda a autonomia; maior leveza do que um carro (~40kg) mas mais pesados que uma bicicleta (~20 a 14kg - ou até menos pra quem puder pagar); posição de "pilotagem" mais confortável que uma bike, mas ainda baixa em relação ao solo (o que dificula o uso no trânsito em conjunto com carros e caminhões).
A lista de comparações pode ser longa, mas o que me parece interessante é que se encontra num modelo híbrido, entre o veículo automotor do século XX - em todas as suas vertentes, deste o Ford T até os 4x4 sport de hoje em dia - e as magrelas, alcançando um conforto maior que as últimas e uma eficiência MUITO maior do que os primeiros - especialmente na sua versão 4x4 de 2 toneladas pra carregar uma madame de 50kg e um chiuaua (ou Yorkshire) de 400g.
Pannonrider, do próprio site deles

No mais, fica a dica do post no Lowtech Magazine e algumas indicações de fabricantes pra quem se pilhar de conferir os produtos.


Aproveito pra citar 2 projetos mencionados no blog: o da Ciclovia Elevada e o Velo-City.

2 comentários:

  1. Alice, vou discordar...
    A vermelhinha é muito mas charmosa ...
    quase uma joaninha, So cute!!!

    Beijos a todos

    ResponderExcluir