Páginas

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Parque Público em São Paulo | Cantinho do Céu |



Diplomatas...
... vale a pena dar uma olhada nesta matéria, sobre um parque linear em São Paulo, que saiu na Projeto.



O parque Cantinho do Céu, vai se estender por sete quilômetros na margem da represa Billings, um dos reservatórios que abastece São Paulo. O equipamento é parte do projeto de urbanização da região, uma forma de desencorajar a reocupação da orla e conscientizar a comunidade da paisagem que a envolve.

A carência de espaços de lazer nas proximidades fez com que a população rapidamente se apropriasse do espaço.

O objetivo da intervenção é preservar as áreas de mananciais com soluções que evitem remoções.

A implantação do parque linear foi possível com a remoção de moradias que estavam muito próximas da margem da represa, em posição que não permitia ligações com a rede de esgoto.

O parque inibe com sutileza a reocupação das margens do reservatório.


A matéria saiu na Revista Projeto Design de janeiro de 2011.

(clique aqui, para ver a matéria completa)

Abaixo alguns trechos:

"O projeto do parque não traz inovações formais, mas é uma abordagem pouco usual para tratar o problema das ocupações. Seu mérito está, sobretudo, em apostar numa solução alternativa para a situação consolidada e praticamente irreversível das habitações nas áreas de mananciais na capital paulista. Boldarini explica que a estratégia foi voltar as moradias para o reservatório e revelar a natureza à sua frente, valorizando paisagem e comunidade."

"Nas peças instaladas no parque (bancos, lixeiras, corrimãos etc.), a preocupação foi além do desenho e buscou produzi-las com materiais mais robustos e duráveis, para dificultar o vandalismo."

"O parque Cantinho do Céu é um dos elementos de uma série de intervenções que, de forma genérica, pretendem implantar redes de água e de coleta de esgoto, eliminar áreas de riscos, fazer a drenagem de águas pluviais e estender a coleta de lixo até as comunidades - enfim, transformar locais degradados e de ocupações irregulares em bairros estruturados."

"Essas iniciativas fazem parte do programa Mananciais, mantido pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e que conta com a colaboração do governo do estado de São Paulo. O programa, que teve início na metade da década passada, foi retomado em 2005, quando passou a abranger a represa Billings, além da represa do Guarapiranga."

"Para a implantação completa do parque, 1,5 mil famílias serão removidas das áreas de risco e da margem, e reassentadas na mesma região, informa a Sehab."


Ficha técnica: (para ver a ficha completa, clique aqui.)

Parque Cantinho do Céu Local São Paulo, SP

Início do projeto 2008 Conclusão da obra 2010 (1ª etapa)

Área do loteamento 200 hectares

População beneficiada 9.800 famílias


(para ver a lista de fornecedores, clique aqui.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário