Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

Dia do Livro

Diplomatas ontem foi dia do livro!

Dia 23 de abril é o dia internacional do livro e para celebrar esta data trago ao blog dica de duas editoras muito apreciadas pelos Diplomatas da 3C: a ACTAR e a a+t !


Para iniciar destacamos dois "clássicos" da ACTAR, vejam:


Clássico nº 1: 
ACTAR, Dicionário Metápolis: livro de Manuel Gausa, com 688 páginas. Para um mundo cujas cidades estão ligadas por cabos de fibra ótica e cujos cidadãos são virtualmente globais, um mundo onde os aeroportos são lugares de encontro e reuniões acontecem através de conferências via web, o Dicionário Metápolis de Arquitetura Avançada identifica um novo testamento arquitetônico e social e um novo panorama cultural. De "abduction" para "zoom", definições radicais abundam. Coletadas juntas elas formam uma visão multidisciplinar, global da ação da arquitetura. Definem uma arquitetura que está inscrita na "sociedade da informação", que é influenciada pelas novas tecnologias e economias novas, e que se preocupa com o meio ambiente e a sustentabilidade. Com textos de Gausa, Guallart, Muller, Morales, Porras e Soriano, além de colaborações que incluem Iiaki Abalos e Juan Herreros, Stan Allen, Cecil Balmond, Ben van Berkel, aaron Betsky, Eduard Bru, Greg Lynn, Josep llu's Mateo, Fradaric Migayrou, Marcos Novak, Josa Parez Arroyo, Andreas Ruby, Antonio Saggio, Saskia Sassen, Kelly Shannon, Lars Spuybroek, Roemer vn Rorn e Mark Wigley. 
Por uma questão de acessibilidade, o dicionário foi organizado de acordo com três sistemas distintos. O dicionário principal é apresentado em ordem alfabética, com cada termo explicado por um ou vários colaboradores ou "interpretadores", além de uma lista de palavras relacionadas. Dentro deste dicionário maior estão dois dicionários menores: o dicionário ideológico (localizado aproximadamente no centro do livro, oferece grupos análogos de palavras relacionadas à ideia específica) e o dicionário de aformismos (que sintetiza algumas das definições chave do dicionário principal sob a forma de lemas. Este é um dicionário ilustrado, com imagens usadas para facilitar as rápidas explicações de termos relacionados.


Clássico nº 2: 
ACTAR, Mutations : livro de Rem Koolhaas , Stefano Boeri , Sanford Kwinter , Daniela Fabricius , Hans Ulrich Obrist , Nadia Tazi, com 720 páginas. É uma reflexão sobre as transformações que a aceleração do processo de urbanização inflige sobre o meio ambiente e a arquitetura. Os ensaios, com a ajuda de gráficos e estatísticas, descrevem a natureza das mudanças em nossas cidades e nossas economias. O livro está organizado como uma atlas ilustrado de paisagens urbanas contemporâneas. Pearl River Delta (de Rem Koolhaas e Harvard Project on The City) lida com a extrema velocidade de urbanização em antigas áreas rurais ao redor de Hong Kong. USE (Uncertain States of Europe, um projeto de Stefano Boeri e Multiplicity) descreve o fim dos modelos tradicionais urbanos, a realidade de uma nova configuração das cidades européias. Um estudo das cidades americanas (por Sanforn Kwinter) acrescenta a esta visão a reconsideração do conceito de infraestrutura e os poderes que definem urbanização. Lagos (um estudo de Rem Koolhas e Harvard Project on The City) é um território desconhecido que oferece evidências de novas formas de ajuste à globalização. Shopping (também por Rem Koolhas) é um projeto sobre o fenômeno global de centros comerciais e de consumo como atividade aglutinadora, um guarda-chuvas para atividades de lazer e ócio.


E vocês, têm alguma dica de livro para compartilhar ?

Boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário