Páginas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

IPEA sobe o Morro

Estranhamente na mesma época da reviravolta nos morros cariocas destas semanas, o IPEA lançou um artigo bem interessante na sua revista mensal, edição N°63, mesmo que jornalisticamente curto e sem muitas transversais. Trata específicamente de um estudo que o IPEA fez contratado pela CAIXA sobre a eficácia dos projetos de intervenção em favela do Gov. Federal. 
Bueno, temos conhecidos na história: a começar pelo ex-GIDUR/PO Cleandro Krause, depois nossa onipresente Secretária Nacional de Habitação Inês Magalhães e uma galera do IPEA. Finalizando a função o Olívio Dutra carioca, Jorge Jauregui, que diz o seguinte:

"Eu diria que [a segurança pública] nem sequer é o principal. O problema da favela é sua condição marginal em relação ao resto da cidade, o fato de não ter direito de residência, direito de posse, não ter uma situação de fornecimento de serviços normais, como escola, educação, trabalho, transporte, infraestrutura [...] o Estado não tomou posse do problema, deixou que a população resolvesse isso por seus próprios meios. Claramente, então, há um déficit da presença do poder público. Este tipo de trabalho [do Ipea e da Caixa, além das obras] implica fazer e pensar e pensar e fazer ao mesmo tempo. Não há tempo para primeiro pensar e depois fazer. Esta é a diferença entre trabalhar na cidade informal e trabalhar na cidade formal", conclui. 

Veja o tal artigo, no link.

4 comentários:

  1. Legal! As UPPs vieram pra combater esse déficit de presença do poder público, e isso tem deixado os traficantes irados, pois estão perdendo poder nas favelas. É isso que diz essa reportagem:
    http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/11/26/perda-de-espaco-motiva-ataques-do-trafico-dizem-analistas-923116693.asp

    ResponderExcluir
  2. Vocês viram ontem (06.12) no CQC que os deputados não sabiam o que é uma UPP? Só o Onyx acertou o que queria dizer a sigla... shame on you deputados!
    E como estão as outras favelas? Alguém ouviu mais alguma notícia sobre a implantação das UPPs?

    ResponderExcluir
  3. Vergonhoso.. O Tiririca vai se dar bem por lá.

    Ouvi dizer que as condições nas favelas onde foram implantadas UPPs (me nego a usar o termo "pacificadas") estão melhores, parece que a população tem apoiado e eles seguem implantando novas UPPs. Mas esse tipo de ação se concentra nas favelas mais bem localizadas.

    ResponderExcluir