Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Saneamento POA

E ae Diplomatas!


Saiu ontem na Zero Hora, matéria sobre a despoluição do Guaibão! Prefeitura inagura primeira parte da maior obra de saneamento de Porto Alegre - A Capital passará a ter quase 80% do esgoto tratado


Só o nome que eles deram para tão honorável projeto é que ficou um pouquinho estranho, né? Projeto Integrado Socioambiental (Pisa)!


A prefeitura inaugurou na tarde desta terça-feira a primeira obra do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa): a ampliação e reforma da Estação de Bombeamento de Esgotos (EBE) Ponta da Cadeia, localizada perto da Usina do Gasômetro (avenida Loureiro da Silva, 200). Junto com uma estação que será construída no Sarandi, Porto Alegre passará dos atuais 27% de esgoto tratado, para praticamente 80%. Como consequência, poderá ter de volta a balneabilidade do Guaíba.

O esgoto que sairá desse complexo no gasômetro passará por canos subterraneos até outra estação, no Cristal. Será uma torre maior, que terá, também, uma função turística, com um mirante.

Saiba mais sobre o Pisa!

— Conclusão de todas as obras prevista para 2012. A capacidade de tratamento de esgotos passará de 27% para 77%.

— Contribuirá para a recuperação do Lago. Unidade de conservação ambiental. Plano Básico de Gestão Ambiental.

— Reassentamento de 1.680 famílias de baixa renda.

— Implantação de áreas protegidas e espaços verdes de uso social às margens do arroio Cavalhada e do lago Guaíba.



Um comentário:

  1. É um baita projeto, gestado há muito tempo (nos governos do PT, junto da função do PROGUAIBA) e que tem mesmo que sair. Vai ser um adianto incrível pra Porto Alegre.
    O lance mais complicado continua sendo a relocação das famílias ao longo do Arroio Cavalhada, que, infelizmente não tem outro destino que não a Vila Nova...
    Mas bora lá!

    ResponderExcluir