Páginas

Mostrando postagens com marcador mobilidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador mobilidade. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

4º Painel Interno 3C

Caros Diplomatas!

No final do mês de agosto, no dia 21, aconteceu aqui na 3C mais um painel interno.
Tivemos a apresentação especialíssima do recém-arquiteto Marcelo Heck com seu projeto para a expansão da cidade de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
O projeto foi muito bem apresentado e teve demonstrações de todos os quesitos de plano e projeto urbanos de qualidade, indo desde as análises de contexto, das definições do plano diretor para a área até o desenho das principais quadras, bulevares e mesmo previsão do programa das edificações especiais propostas. Parabéns ao Marcelo! Tomara que tenhamos oportunidades de colaboração no futuro próximo!
Imagens do projeto, logo abaixo.
Zoneamento do PDUA de Canoas
Estratégia de expansão


Planta da mesoescala urbana

Ampliação da zona do centro comercial, museu e parque

Boulevard da mobilidade e Fundação Zoobotânica

Boulevard da mobilidade e paradas temáticas

Boulevard do parque e centro comercial e museu

Boulevard do parque e fachada do centro comercial 

Rótula do Boulevard do Parque e Boulevard da Mobilidade


Além dele, por sugestão da nossa querida arq. Aline Cervo, discutimos sobre um filme muito interessante produzido pelo Public Broadcasting System (PBS) dos EUA sobre projetos, cidades e sustentabilidade, mostrando a maravilhosa - mesmo que controversa - renovação do Arroio Cheonggyecheon em Seul, Coréia do Sul. O vídeo debatido faz parte da série e², que pode ser vista aqui. Conta com narração do Brad Pitt e é muito bem produzida.
Para se ter uma palhinha, abaixo seguem imagens do projeto e neste link pode-se ver o trailer do filme chamado Seoul: the stream of counsciousness.


e² transport - Seoul: The Stream of Consciousness from kontentreal on Vimeo.

Recomendamos muito o canal do Vimeo da série!






Foto reproduzida no Blog de Luis Favre, sem créditos.
Todos os direitos reservados a marion_theo28


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Apresentação do projeto Beira Foz

No dia 27 de julho de 2012,  foi apresentado ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o Projeto Beira Foz, que pretende recuperar e urbanizar as margens dos rios Paraná e Iguaçu na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. 

O evento foi realizado no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, com a presença de representantes  dos ministérios envolvidos, dos gestores de Itaipu Binacional e do PTI - que lidera a iniciativa - além de membros de diversos órgãos e secretarias de governo do Estado do Paraná e da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Receita Federal, Polícia Federal, outras forças de segurança e forças armadas.
Reunião técnica de coordenação dos GTs, em 3 de maio de 2012
A 3C Arquitetura e Urbanismo, atuando como equipe técnica do PTI,  teve a oportunidade de coordenar esta etapa do Plano Geral de Urbanização, contribuindo com a  organização e sistematização das informações trocadas pelos diversos atores envolvidos, coordenação das atividades, agendas e demandas, compatibilização das informações produzidas, além de estabelecer a metodologia geral de trabalho para o Plano que permita que o todo gerado através das iniciativas dos diversos órgãos envolvidos seja maior do que suas partes. 

Reunião técnica de coordenação dos GTs, em 10 de maio de 2012
A preocupação maior durante esta etapa foi a de fomentar a sinergia entre as iniciativas e evitar os problemas derivados de uma atuação fragmentada. Acreditamos que o planejamento urbano tem essa capacidade, conseguindo mediar, sistematizar e unificar, através do território e da sociedade que nele habita e trabalha - os interesses de agentes públicos e privados, em nome do benefício coletivo.

Para tanto, foram estabelecidos eixos de trabalho que permitirão que cada ação se encaixe junto as demais, complementando umas as outras. Além disso, foi a partir da montagem desta estrutura de trabalho unificadora que se percebeu o potencial de ação em diversas áreas que não estavam contempladas inicialmente, mas que são essenciais para que as mudanças propostas perdurem ao passar dos anos.
Apresentação para o Ministro da Justiça, 27 de julho de 2012
A proposta para o projeto “Beira Foz – Plano Nacional de Inclusão e Desenvolvimento Integrado” consiste "na elaboração de um Plano Geral de Urbanização para as margens dos Rios Paraná e Iguaçu na cidade de Foz do Iguaçu, através de uma Operação Urbana Consorciada, envolvendo as três esferas de governo, a iniciativa privada e a sociedade. O objetivo é a construção de um espaço urbano estruturado, integrado e sustentável, que promova a segurança na fronteira, a valorização do meio ambiente, a inclusão social, a ampliação da oferta de turismo e o desenvolvimento socioeconômico. Reúne esforços de diversas instituições e órgãos governamentais integrando iniciativas, ações e projetos em andamento potencializando e otimizando seus efeitos para a cidade e para a sociedade."

Para isso,"o Plano de Urbanização deverá estruturar, qualificar e integrar o espaço urbano de Foz do Iguaçu. Dará atenção especial à área de margem e seu entorno imediato, atuando na preservação do ambiente natural, na qualificação do espaço urbano existente, na implantação de novos equipamentos e infraestrutura, auxiliando na manutenção da segurança pública, na geração de renda, na promoção da inclusão social e no desenvolvimento socioeconômico com ênfase na sustentabilidade."


Para esclarecer estas proposições, a proposta foi acompanhada de um relatório técnico que reuniu as informações, diretrizes e metodologias iniciais do Projeto Beira-Foz - Plano Nacional de Inclusão e Desenvolvimento Integrado, definidas pelas partes interessadas, com o objetivo de resolver os problemas urbanos e explorar as potencialidades existentes. O relatório, assim como uma minuta de cooperação entre as entidades para o Projeto, foi entregue ao Ministro, que anunciou que o Plano deverá ter consequências ainda em 2012, já que se trata de matérias das mais importantes para as fronteiras brasileiras e da região em especial.

Reproduzimos abaixo, algumas das notícias veiculadas na mídia sobre o evento.

Seguem abaixo as referências:
1. Vídeo do portal G1 sobre a apresentação;
2. Notícia do jornal A Gazeta;
3. Registro de áudio da Rede CBN;
4. Notícia no site de Itaipu sobre o evento;
5. Notícia no site da Catve sobre o evento;

terça-feira, 24 de maio de 2011

CÚPULA DO MERCADO!

TRENSURB E PREFEITURA DE PORTO ALEGRE ESTUDAM CONSTRUÇÃO DE CÚPULA SOBRE ESTAÇÃO MERCADO

Um estudo desenvolvido pelo arquiteto Klaus Bohne, da Tria Design, busca criar um marco referencial no centro de Porto Alegre: uma cúpula sobre a Estação Mercado da Trensurb, na Praça Revolução Farroupilha. Segundo Bohne, o significado da estrutura para a capital gaúcha seria comparável ao que é o Museu do Louvre para Paris ou o Museu de Ciência e Tecnologia para Vancouver.

De acordo com o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, "o projeto prevê a construção de uma cúpula de aço e vidro com 730 metros quadrados de área interna, 12,8 metros de altura e 31 de diâmetro". O piso também seria de vidro, de forma que a iluminação solar poderia ser aproveitada no saguão da Estação Mercado.

O estudo foi apresentado ao prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, em reunião realizada na última sexta-feira, 20. Pela Trensurb, esteve presente o diretor-presidente Marco Arildo Cunha. Também prestigiaram a apresentação representantes da Caixa Econômica Federal – que manifestou interesse em instalar uma agência no interior da estrutura –, Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Secretaria de Planejamento Municipal, Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre e Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico.

Para os curiosos que quiserem conferir "o marco referencial". Clique aqui.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

ótimo exemplo de estudo de mobilidade