Páginas

Mostrando postagens com marcador transporte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador transporte. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

2° Encontro Iberoamericano de Mobilidade Sustentável

Diplomatas...

Saiu hoje (21.fev) no Plataforma Urbana a notícia de que nos dias 05 a 08 de abril acontecerá em Bogotá (Colômbia) o 2° Encontro Iberoamericano de Mobilidade Sustentável.

O prazo para envio de trabalhos encerra dia 28 de fevereiro (segunda que vem).

O evento é organizado pela Universidade Nacional da Colômbia e tem como objetivo criar um ambiente propício para discutir e unificar critérios e metodologias de gestão de mobilidade sustentável e estabelecer as bases para desenvolver projetos conjuntos para os próximos anos.

São convidados a participar todas as pessoas ibero-americanas e em particular universidades, munícipios entidades públicas e privadas, consultores, ONGs e outros interessados no desenvolvimento dessas políticas.

Mais informações aqui.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O futuro das bikes(?)

Conhecendo um blog chamado Lowtech Magazine, com o subtítulo de "dúvidas sobre tecnologia" cheio de duplos sentidos, vi um artigo que falava do conceito "Velomobile" ou "Ciclomóvel" numa adaptação mais aportuguesada e talvez menos charmosa.
Go-One 3, publicada na Lowtech Mag
A idéia é simples: pegue o conceito da bicicleta e adapte-o às necessidades da vida urbana do século XXI com uma carenagem super leve, faróis e sinalização de freio (às vezes) e um apoio pras subidas com motores a bateria elétrica.
Todo um paradoxo se descortina a partir daí: economia de combustível em relação a automóveis, mas ainda sem toda a autonomia; maior leveza do que um carro (~40kg) mas mais pesados que uma bicicleta (~20 a 14kg - ou até menos pra quem puder pagar); posição de "pilotagem" mais confortável que uma bike, mas ainda baixa em relação ao solo (o que dificula o uso no trânsito em conjunto com carros e caminhões).
A lista de comparações pode ser longa, mas o que me parece interessante é que se encontra num modelo híbrido, entre o veículo automotor do século XX - em todas as suas vertentes, deste o Ford T até os 4x4 sport de hoje em dia - e as magrelas, alcançando um conforto maior que as últimas e uma eficiência MUITO maior do que os primeiros - especialmente na sua versão 4x4 de 2 toneladas pra carregar uma madame de 50kg e um chiuaua (ou Yorkshire) de 400g.
Pannonrider, do próprio site deles

No mais, fica a dica do post no Lowtech Magazine e algumas indicações de fabricantes pra quem se pilhar de conferir os produtos.


Aproveito pra citar 2 projetos mencionados no blog: o da Ciclovia Elevada e o Velo-City.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Rio Capital Bicicleta

Projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAC) do Rio propõe diversas medidas de fomento ao uso das magrelas, algumas delas bem relacionadas ao Projeto Porto Maravilha.
Siga o link e veja como.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Quem tiver projeto não faltará dinheiro

Conselho do Presidente Lula ao Governador Tarso:
"Oriente os Prefeitos do RS a fazerem projetos. Muitas vezes os Prefeitos vão na marcha dos prefeitos e choram e pedem dinheiro, mas quando você vai atrás eles não tem projeto. É preciso fazer projeto. Quem tiver projeto não faltará dinheiro. Quem tiver projeto não faltará dinheiro. O projeto é uma coisa muito importante porque ele mostra pra quem tá governando de que aquele projeto é sério e daí o dinheiro sai."
http://www.youtube.com/watch?v=p-90tmyBzfw
(a partir do minuto 7)
Cerimônia de inauguração da BR-101, 22 de dezembro de 2010

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Bicicletas Públicas em Santiago

Diplomatas.

Saiu no Plataforma Urbana dia 22.dez.2010 junto com outras matérias a notícia de que o sistema de bicicletas públicas se estenderá por toda a cidade de Santiago.

A idéia das autoridades metropolitanas é usar um modelo de franquia e convocar uma licitação para 2012.

Veja a notícia completa na página do Plataforma Urbana.






segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Ciclorecreovías

Diplomatas!

Saiu no Plataforma Urbana uma matéria sobre as ciclorecreovías no Chile.

As ciclorecreovías são ruas que durante a semana funcionam como qualquer outra, com trânsito de automóveis... mas que por algumas horas do domingo, todas as semanas, se fecham para o uso de pedestres, ciclistas e atletas.

Veja a matéria do Plataforma Urbana que saiu no dia 17.dez.2010 : Ciclorecreovías: el domingo, calles sólo para ir en bici ya a pie

E mais informações na página do Ciclorecreovías.



quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ciclofaixa



Ó Diplomatas...

... mais notícias sobre bicicletas, ciclovia, transporte público... transporte ativo!

Proposta de ciclofaixa de Moema está em análise e prevê menos espaço para carros e pistas compartilhadas entre ciclistas e ônibus. A proposta foi desenvolvida pelo TC Urbes e pelo Instituto CicloBR, com participação da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Vejam a matéria no site do Estadão: link

E olhem no que deu: Ciclofaixa = Punição?

Hehe... esse povo tem cada reação!

Tudo bem... eu acho mesmo que é difícil imaginar bicicletas e ônibus convivendo de forma segura e harmônica no Brasil...

O meu medo também é relacionado com a postura dos pedestres, que não respeitam NENHUMA lei de trânsito, se atiram na frente dos carros e dos ônibus achando que estes SEMPRE têm a obrigação de parar para que os transeuntes passem, mesmo que seja fora da faixa de segurança ou na faixa mesmo, mas com o sinal fechado (para as pessoas).

Agora imaginem o "respeito" que terão para com os ciclistas, né? Se já não se intimidam nem com os ônibus enlouquecidos das nossas cidades brasileiras...

Outros que me assustam são os motoboys (não motociclistas, hein?) que também parecem ignorar normas, leis de trânsito, bom senso... colocando vidas (as suas e a de outros) em risco!

sei lá...

Acho que não dá pra desistir da idéia de termos formas alternativas de transporte, cidades mais justas... mas está faltando muita educação no trânsito... principalmente por parte dos pedestres (não que os outros elementos sejam bons exemplos, né?) ;)

Bigorna neles!

Vamos colocar o Panda de guarda de trânsito!




terça-feira, 23 de novembro de 2010

Transporte ativo - Bicicletas Públicas!

Diplomatas!
Há algum tempo enviei um e-mail sobre este mesmo assunto.
Como houve uma boa receptividade ao tema... trouxe o tópico ao blog!

Acessem os links! Delirem! Reflitam! E principalmente comentem!!! Opinem!

Segue abaixo algumas notícias:
1. Matéria postada no Transporte Ativo sobre as bikes - O direito inalienável de desengarrafar

2. Também "tirado" do TA - Tudo sobre bicicletas públicas

3. Notícia publicada no ITDP (Institute For Transportation & Development Policy) sobre sistemas de bicicletas públicas na América Latina

4. Mais um do TA - Como Utilizar as Bicicletas Públicas Cariocas



Diplomatas queridos, por enquanto é isso...



segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Metrópole Fluvial



Diplomatas!O ilustríssimo diplomata Alê Pereira trouxe esta interessantíssima matéria ao meu conhecimento!

Saiu na Trip de outubro (nº 193) uma matéria sobre a proposta do urbanista Alexandre Delijaicov de "destapar" canais e córregos em São Paulo, tornando-os navegáveis e aproveitando os cursos d'água.
Proposta muito interessante! Vale a pena dar uma olhada!

Veja a matéria completa na página da RevistaTrip!