Páginas

Mostrando postagens com marcador favela. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador favela. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Realizada Audiência Pública das Estratégias do PLHIS de Ijuí

Neste dia 23 de outubro, terça-feira, foi apresentada em Ijuí a Audiência Pública da última etapa do PLHIS de Ijuí. Estiveram presentes cerca de 50 pessoas, incluindo diversas lideranças das comunidades na figura dos presidentes de bairro, vereadores, o Vice-Prefeito Municipal - Bira Teixeira, o Secretário Municipal de Planejamento - Suimar Bressan, a Coordenadora Especial de Habitação Beti Lirio e a equipe da 3C Arquitetura, com os arquitetos Tiago Holzmann e Alexandre Pereira.
Na apresentação foram mostrados os principais problemas do município na área habitacional em mapas, diagramas e tabelas que reproduzimos abaixo. Notou-se que as favelas urbanas, principalmente aquelas em áreas de risco, são as principais demandas para a cidade, tanto do ponto de vista técnico, quanto pelas prioridades demonstradas pela população na Oficina de Priorização, realizada em 28 de agosto.
O relatório final deve ser entregue nos próximos 10 dias para a prefeitura. A partir de então, o executivo municipal deve encaminhar as medidas sugeridas, com apoio e participação do Conselho Municipal de Habitação (COMHAB).

Planilha de classificação dos assentamentos precários do município.

Localização das "vilas" (assentamentos precários) e das proibições para ocupação por áreas de proteção ambiental.

Imagem de satélite da zona urbana com as grandes áreas livres do município, classificadas de acordo com custo do solo.

Classificação das áreas livres de acordo com o custo para construção de novas casas ou apartamentos (custo por m² para cada domicílio)

Mapa síntese geral, mostrando a gravidade dos problemas de habitação e as áreas com possibilidade de ocupação de acordo com sua adequação para construção de prédios (chamados de habitações multifamiliares) ou casas (habitações unifamiliares).
Abaixo, segue a apresentação exibida.



sexta-feira, 8 de julho de 2011

Primeiro teleférico para transporte público do Brasil tem capacidade para atender 30 mil pessoas por dia

Estações no Complexo do Alemão terão bibliotecas, áreas de lazer e postos do Detran, do INSS e dos Correios

Primeiro transporte de massa por cabo do País, o teleférico do Complexo do Alemão foi inaugurado nesta quinta-feira (7), no Rio de Janeiro. Parte integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto teve investimento de R$ 210 milhões, entre recursos do governo federal e do estado fluminense. O teleférico facilitará o deslocamento dos moradores em áreas de difícil acesso, como no alto do morro. A previsão é que aproximadamente 70% da população do Complexo, que possui 85 mil habitantes, utilize o novo meio de transporte. O trajeto, desde a entrada até o topo do morro, que antes podia levar até uma hora, a partir de agora será de 16 minutos. A extensão do teleférico é de 3,5 quilômetros, com 152 gôndolas (ou bondinhos), com capacidade para transportar até dez pessoas, permitindo atender 30 mil passageiros por dia.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Morar Carioca


Saiu na AU notícia sobre o Concurso Morar Carioca:
IAB-RJ divulga primeiras imagens e informações dos trabalhos vencedores.

Equipes selecionadas serão contratadas para o desenvolvimento de projetos para urbanização de favelas.


Veja a lista de selecionados, as menções honrosas e as imagens clicando aqui!



Jauregui tá lá! hehe :)



As imagens desta postagem são da proposta do Jonathas Magalhães (que estava no IFHP - eu e o Alex assistimos à apresentação do artigo dele).

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

IPEA sobe o Morro

Estranhamente na mesma época da reviravolta nos morros cariocas destas semanas, o IPEA lançou um artigo bem interessante na sua revista mensal, edição N°63, mesmo que jornalisticamente curto e sem muitas transversais. Trata específicamente de um estudo que o IPEA fez contratado pela CAIXA sobre a eficácia dos projetos de intervenção em favela do Gov. Federal. 
Bueno, temos conhecidos na história: a começar pelo ex-GIDUR/PO Cleandro Krause, depois nossa onipresente Secretária Nacional de Habitação Inês Magalhães e uma galera do IPEA. Finalizando a função o Olívio Dutra carioca, Jorge Jauregui, que diz o seguinte:

"Eu diria que [a segurança pública] nem sequer é o principal. O problema da favela é sua condição marginal em relação ao resto da cidade, o fato de não ter direito de residência, direito de posse, não ter uma situação de fornecimento de serviços normais, como escola, educação, trabalho, transporte, infraestrutura [...] o Estado não tomou posse do problema, deixou que a população resolvesse isso por seus próprios meios. Claramente, então, há um déficit da presença do poder público. Este tipo de trabalho [do Ipea e da Caixa, além das obras] implica fazer e pensar e pensar e fazer ao mesmo tempo. Não há tempo para primeiro pensar e depois fazer. Esta é a diferença entre trabalhar na cidade informal e trabalhar na cidade formal", conclui. 

Veja o tal artigo, no link.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

J.Jauregui no Complexo do Alemão


Saiu na Arquitetura e Urbanismo. Intervenção em favela do Complexo do Alemão pelo PAC 1 e Prefeitura Municipal do Rio pelo Jorge Jauregui.
Me lembrou - em outra escala - nosso projeto da Pedreira de Ijuí pela metodologia participativa e inclusiva da população local no projeto. Não parece que esta iniciativa vai exatamente contra o que o Minha Cas(c)a Minha Vida está gerando? Moradia qualificada, com participação, de certa maneira adaptada ao lugar.
Enfim, siguam o link e delirem.

Em tempo, achei no site dele estes links:
projetos e planos no Complexo do Alemão. Vale muito a pena conferir!

abs!